Bringlink SEO

SEO Prático: Como fazer uma Auditoria ao seu site e que ferramentas utilizar, passo a passo [2023]

Requer muito esforço para um professional de SEO fazer uma auditoria completa e regular aos sites, para saber se estes estão optimizados e se recorrem ás boas práticas. Para completar uma auditoria a um site com sucesso, bons profissionais de SEO devem saber um pouco sobre programação, pois alguns problemas técnicos requerem esse conhecimento. Um site não precisa de estar com o desempenho em baixo para passar por uma auditoria, embora essa seja uma das principais razões para o fazer, existem inúmeros outros motivos.

Etapas da Auditoria On-Page, Off-Page e Técnico

Para se perceber se o site tem problemas ou erros, pontos de melhoria e ideias para novos conteúdos, é preciso fazer-se a Auditoria:

1. Verificar se têm um Google my Business;
2. Verificar se o site está a ser rastreado, indexado e renderizado corretamente;
3. Verificar os problemas de SEO on-page;
4. Verificar a velocidade do site e o tempo de carregamento;
5. Verificar se o site oferece uma boa experiência ao utilizador quanto ao móbile e ao desktop;
6. Verificar as palavras-chave contidas no site;
7. Verificar se têm conteúdo duplicado ou de baixa qualidade;
8. Verificar se há ações manuais (penalidades do Google quanto ao site);
9. Examinar o SEO off-page, isto é, verificar todos os backlinks e remover ruins;
10. Verificar se todos os formulários e popups estão a encaminhar de forma correta;
11. Analisar o tráfego do site e o seu conteúdo;
12. Analisar a concorrência;
13. Criar e atualizar relatórios, para acompanhar o desempenho do site.

Ferramentas para cada Etapa da Auditoria

1. Deve-se verificar se o site ou a empresa têm Google My Business, e se este contêm todas as informações corretas:

google my business

2. Poderemos verificar se o site está a ser rastreado, indexado e renderizado corretamente no Google Search Console, apenas terá de submeter o domínio:

paginas indexadas e rastreadas

3. Verificar os problemas de SEO on-page: Títle e Meta Descriptions, Hierarquia dos títulos (H1,H2,H3), Alt Text nas imagens, Focus Keyword, Menus, conteúdo dos artigos e páginas, sitemaps, schema, etc. Poderá verificar este tema com o plugin “Rank Math” ou “Yaost” se estiver no WordPress:

screencapture-bringlinkseo-wp-admin-admin-php-2023-05-24-15_59_58

4. Pode verificar a velocidade do site e o tempo de carregamento com o PageSpeed Insights: tente perceber se o site está demorado devido ao tempo de resposta do servidor ou ao tamanho excessivo de Javascript, DOM e CSS:

PageSpeed Insight Bringlink

5. Pode verificar se o site está optimizado para móbile neste link de testes:
https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt-br

dispositivos moveis

6. Para se verificar as palavras-chave no site, tem de se perceber primeiro quais são as palavras-chave que vai querer ranquear, poderá fazê-lo através do Google ADS, SemRush, Ubersuggest. De seguida terá de ver se todas as páginas e posts relativos aquele domínio contêm ou espelham o tema, e se as palavras-chaves escolhidas estão colocadas, pelo menos, nos primeiros paragrafos de cada conteúdo, e no Títle e Meta Description, Alt Text, Focus Keyword, etc.

google ads

7. Para verificar se têm conteúdo duplicado ou de baixa qualidade poderá fazer o teste nestelink: https://www.siteliner.com/

conteudo duplicado

8. Na verificação de ações manuais, pode ver as penalidades quanto ao site, no Google Search Console:

ações manuais google

9. Examinar o SEO off-page é verificar todos os backlinks do site e remover os ruins, poderá ir ao Dead link checker verificar todos os links que estão corrompidos, e ao segundo link para negar todos aqueles que não quer que estejam a fazer ligação com o seu site: https://www.deadlinkchecker.com/ | https://search.google.com/search-console/disavowlinks?resource_id=
https%3A%2F%2Farquiconsult.com%2F

link checker
negar links

10. Validar sempre se todos os formulários e popups do site abrem, estão seguros com o Captcha (ou outro método), se enviam as mensagens submetidas e se estas são recebidas no email respectivo:

pop up

11. Utilizar o Google Analytics para analisar o tráfego do site ou subscrever softwares de SEO como o “Sitechecker”, “SE Ranking”, “SemRush” ou “Ahrefs”:

Google Analytics
Google Analytics1

12. Para analisar a concorrência pode utilizar softwares de SEO como o “Sitechecker”, “SE Ranking”, “SemRush” ou “Ahrefs”:

semrush

13. Também poderá criar e atualizar relatórios com as ferramentas/softwares “Sitechecker”, “SE Ranking”, “SemRush” ou “Ahrefs”:

semrush relatorios

Conclusão

Fazer uma auditoria aos sites é muito importante, não só quando estes estão com problemas, mas também para obter informações que darão, posteriormente, a possibilidade de crescer nos rankings dos motores de pesquisa. Primeiro terá de resolver os problemas relativos ao site mas, concluídos estes, o foco será na oportunidades que poderá ter, nomeadamente, obter insights do público alvo/clientes, saber se estes gostam mais de tal conteúdo, produto ou serviço, em vez do que já estava a ser feito naquele momento. As auditorias fornecem muitos insights importantes para os negócios das empresas. 

Atualmente, muitas empresas precisam de resultados imediatos, mas a verdade é que não podem dar-se ao luxo de implementar SEO internamente enquanto alavancam com a prioridade do foco do seu negócio.  Se ainda não consegue dar conta destas etapas ou não tiver tempo para as colocar em prática, a Bringlink SEO garante que tenha a visibilidade e o crescimento da marca que merece.

Fale connosco, envie email para a bringlinkseo@gmail.com.

Referências

Semrush – https://pt.semrush.com/blog/auditoria-seo/

Duda – https://blog.duda.co/pt-br/auditoria-de-site

Neipatel – https://neilpatel.com/br/blog/como-fazer-auditoria-de-seo-no-site-em-45-minutos/

 

Partilha nas
Redes Sociais
Saiba Mais sobre o nosso Know-How SEO