Javascript: O que é o Javascript e como se aplica nos Sites?! SEO Técnico [2023]
Cada vez mais os sites utilizam o JavaScript na sua construção, de modo a adicionar interatividade aos websites e fornecer
SEO significa Search Engine Optimization, a otimização de páginas para os motores de busca – o Google, Yahoo, Bing, entre outros. É um conjunto de técnicas usadas para que os websites se destaquem. Estas técnicas e estratégias são construídas em 3 passos:
O SEO pode ser feito para websites, blogs, sites institucionais, landing pages, etc. Todas as páginas da internet podem e devem ter SEO incutido. As técnicas de SEO podem ser divididas entre tecnologia, conteúdo, estrutura, velocidade de carregamento, autoridade da página e se esta é user friendly.
O objetivo da técnica SEO é melhorar o posicionamento das páginas de um site e gerar autoridade digital e tráfego orgânico, isto é, levar os utilizadores a encontrarem as páginas do seu site sem que tenha de colocar anúncios digitais pagos.
De toda a vez que uma página é publicada na internet, os motores de busca (um dos mais importantes nos tempos de hoje – o Googleboot) procuram indexá-la, fazendo com que as páginas indexadas sejam entregues, posteriormente, como resultado de pesquisa para quem fez uma busca pela palavra-chave correspondente. Quanto mais um assunto corresponder eficazmente à palavra-chave colocada no motor de busca, mais o googleboot considerará essa página com autoridade, sempre visando a implementação de outras técnicas de SEO na respetiva página indexada, como backlinks, conteúdos atrativos em vídeos e imagens, carregamento fácil e rápido, entre outros fatores.
Quanto melhor for a posição da página nos resultados de pesquisa SERP (Search Engine Results Page), mais são os visitantes vindos dos motores de busca e, assim, maior é a probabilidade de se conseguir mais conversões. Atualmente, existem milhares de páginas a serem publicadas diariamente na internet, e é justamente isso que faz a concorrência ser tão grande para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa. É aí que entra o trabalho de um SEO.
O Google atualiza regularmente o seu algoritmo e, atualmente, existem mais de 200 fatores de rankeamento, fato que advém do aumento das páginas na internet. Com o passar do tempo o Google foi melhorando a sua capacidade de compreender a intenção do utilizador, bem como a experiência geral das pessoas ao aceder a uma página.
A combinação entre a compreensão do Google e os fatores de rankeamento é que determina o posicionamento nas páginas da SERP. Por isso é importante aprender SEO e manter-se atualizado com as melhores práticas. SEO On-Page constitui um conjunto de parâmetros avaliados pelo Google, que podem ser verificados dentro de um site, em cada página deste.
O SEO On-Page tem como métricas de otimização os seguintes elementos:
– Conteúdo:
– Title & Meta Description
– Heading Tags: As etiquetas de cabeçalho são utilizadas para separar os títulos e subtítulos de uma página. Classificam-se por ordem de importância, de H1 a H6. Geralmente os H1s constituem os títulos. Esta estrutura é importante para o Google.
– Imagens/Vídeos
– Links (URLs)
– HTML: É uma linguagem de marcação = código utilizado na construção de páginas web. Os documentos HTML podem ser interpretados pelos motores de busca.
– Rich Snippets: São resultados de pesquisa (normalmente na página Google) com dados adicionais na listagem para além dos Title & Meta Description – podem ser comentários, respostas específicas, imagens, resultados locais e muito mais.
– Experiência do utilizador (UX):
O Google avalia estes fatores para entender o que as páginas do site descrevem e, assim, pode fazer a indexação correta das mesmas. Além disso, ajudam o motor de busca a perceber se a página oferece uma boa experiência ao utilizador.
O SEO On-Page para wordpress pode ser feito através de alguns plugins, tais como o “Yoast SEO” ou o “Rank Math.” Estes plugins ajudam a colocar e a identificar os parâmetros On-Page. “Se Ranking” é outra ferramenta que ajuda a verificar outros conteúdos On-Page importantes e que possam estar em falta no site.
O SEO On-Page tem como definição priorizar a experiência do utilizador no respetivo site ou página da internet. Por este motivo, é fundamental debruçar-se a fundo sobre o assunto. Muitas empresas, dos mais variados setores de atividade, utilizam os seus sites como ferramenta de comunicação e porta de entrada a clientes, pelo que otimizar o SEO On-Page faz com que a marca atinja uma maior visibilidade e crescimento no respetivo mercado. Um cliente que não permaneça no site é um cliente perdido.
O SEO Off-Page é um conjunto de estratégias desenvolvidas fora do site ou página digital e tem como objetivo a geração de backlinks como retorno. Este tipo de SEO refere-se às táticas de SEO que não envolvam diretamente a atualização ou a publicação de conteúdo no próprio site. Estas estratégias ajudam a aumentar a autoridade, a confiança e a relevância do domínio. Se a página recebe muitos visitantes de buscas diretas pelo nome da marca e ganha vários backlinks ou menções a partir de outros sites, maior autoridade o Google vai atribuir para aquele domínio no mercado digital.
As táticas de SEO Off-Page incluem:
– Construção de Marca;
– Menções à Marca;
– Marketing de Conteúdo;
– Redes Sociais;
– Link Building (Quantidade/ Diversidade/ Contexto de Backlinks);
– Buscas Diretas.
O SEO Off-Page é atualmente uma das etapas mais críticas do processo de otimização de sites para os motores de busca, uma vez que o Google procura cada vez mais sinais externos de relevância para confirmar a classificação feita pelo seu algoritmo.
Na prática, os fatores de rankeamento do SEO Off-Page são:
– Popularidade (quanto mais links uma página recebe, mais relevante ela é para o motor de busca);
– Contexto (para o Google uma rede de links dentro de um mesmo tema faz muito mais sentido);
– Texto-âncora (texto dentro do site com um link que reencaminha o utilizador para outra página dentro do mesmo site. Ele deve ter relação com a página de destino e fazer sentido para o leitor);
– Confiabilidade (o rankeamento baseado na confiança);
– Menções.
Os guest posts são artigos de convidados de outros sites e oferecem a possibilidade de publicar conteúdos noutros blogs que não sejam o seu. Normalmente, são convidados para escrever guest posts especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado. As vantagens alavancadas com a utilização de guest posts incluem:
– Alcançar uma nova audiência;
– Conseguir bons links;
– Posicionar-se como autoridade.
O Co-Marketing é um marketing partilhado por duas empresas, que tenham um mesmo público-alvo e que pretendem criar em conjunto, o que elas não conseguem fazer de forma isolada. Uma forma de aplicar este conceito passa pela escolha de um parceiro dotado de uma audiência relevante, que entenda o seu mercado de atuação e que disponibilize uma oferta complementar aos produtos ou serviços da sua empresa, mas que não seja um concorrente direto.
As páginas de erro 404 são páginas que não têm conteúdo, podendo este ter sido apagado ou mudado de local. Considerando este cenário, é prudente para um técnico de SEO, que detete este erro e o corrija, e para o fazer basta aplicar ao link desta página o “Redirecionamento 301”.
O redirecionamento 301 trata-se de um código inserido no link da página do erro 404 e que comunica com esse mesmo link para reencaminhar o utilizador para a página escolhida pelo SEO. Quer isto dizer que redireciona a página do erro para outra escolhida pelo técnico. No fundo, o SEO apodera-se de um link que dá erro para reencaminhá-lo para uma outra página do seu site.
É frequente receber-se links indesejados no próprio site, ocorrência denominada por spam. Um técnico de SEO tem de estar atento a esta situação e analisar os links nos quais esta situação pode ocorrer, para que possa eliminá-los, sob pena do site fica linkado ao Google como não confiável.
A forma de tratar destes links reside em ir ao Google Search Console: https://search.google.com/search-console/disavow-links, e negar estes links.
No entanto, antes de se proceder à eliminação automática dos links indesejados, é importante perceber se os links a eliminar são os corretos, devendo-se fazer uma segunda verificação, pois caso contrário o site poder ser comprometido.
Existe muito mais por explorar no mundo do SEO: SEO Local, Palavras-Chave, Auditorias de SEO, Orçamento de Rastreamento, Migrações, AMP, CDN’s, entre outras técnicas de SEO. Todos os elementos descritos são uma combinação de SEO que fará com que o Google reconheça o seu site, mas existem muitos mais métodos e combinações. Conheça outras estratégias de SEO técnico aqui.
Atualmente, muitas empresas precisam de resultados imediatos, mas a verdade é que não podem dar-se ao luxo de implementar SEO internamente enquanto alavancam com a prioridade do foco do seu negócio. Se ainda não consegue dar conta destas etapas ou não tiver tempo para as colocar em prática, a Bringlink SEO garante que tenha a visibilidade e o crescimento da marca que merece.
Fale connosco, envie email para a bringlinkseo@gmail.com.
Ahrefs – Ferramentas SEO & Recursos para Crescer o Seu Tráfego. https://ahrefs.com/pt
Semrush – Marketing online pode ser fácil. https://pt.semrush.com/
Rock Content – Content Experiences your audience will love. https://rockcontent.com/
Resultados Digitais – Seu Portal de Marketing e Vendas. https://resultadosdigitais.com.br/
Marco Gouveia – Consultor de Marketing Digital? Marco Gouveia. https://www.marcogouveia.pt/
Oficina da Net – Site de tecnologia, smartphones, notebooks. https://www.oficinadanet.com.br/
SEO Fórum | SEO, ASO | Tráfego Pago, Markegint e Tutoriais. https://seoforum.com.br/
Agência Mestre – Marketing Digital: SEO, Inbound Marketing, Adowrds. https://www.agenciamestre.com/
Kinsta – Hospedagem WordPress Gerenciada Premium. https://kinsta.com/pt/
KingHost – Hospedagem de Sites Ltda. Wiki hospedagem de sites. https://king.host/wiki/
Pedro Dias – Consultor em Otimização e Marketing Digital. https://www.pedrodias.net/
Web.dev. https://web.dev/
Hubify – Agência de Marketing Digital de Performance. https://hubify.com.br/
Cada vez mais os sites utilizam o JavaScript na sua construção, de modo a adicionar interatividade aos websites e fornecer
A migração é uma das tarefas mais desafiadores de qualquer SEO e pode ser feita de diversas maneiras, dependendo da
Construir uma marca em linha em 2023 não será uma chave única para o sucesso, mas uma combinação de estratégias.